Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Melbourne, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
16/03/12 09:24

Schumacher estava esbanjando confiança: “Temos um carro excelente”.

Schumacher, no segundo treino livre (Rob Griffith/AP)

 

Para Rosberg, o dia foi produtivo.

“É sempre legal começar a temporada com o melhor tempo do dia”, disse Button.

Hamilton definiu-se como “altamente empolgado”.

Vettel e Webber não falaram muito porque também não conseguiram muito. É o normal para a Red Bull nas sextas-feiras, aliás.

São dois os pontos que resumem o primeiro dia de treinos em Melbourne: 1) Pilotos de McLaren e Mercedes empolgados, com razão e 2) Pena que choveu na segunda sessão.

Na primeira sessão, deu Button, com 1min27s560 _para efeito de comparação, Webber foi o mais rápido no mesmo treino de 2011, com 1m26s831.

Hamilton foi o segundo, estabelecendo a dobradinha da McLaren. Depois vieram Schumacher, Alonso, Webber… Bruno foi o 14º. Massa ficou em 18º.

Na segunda sessão, com pista molhada na maior parte do tempo, deu Schumacher, com 1min29s183. Atrás dele, Hulkenberg _este motor Mercedes é bom_, Pérez, Alonso, Kobayashi. Massa foi o 7º. Bruno, o 19º.

Red Bull x McLaren x Mercedes parece ser um sonho possível. Ótimo para quem gosta de esporte, para quem curte competição.

Que assim seja.

  • Comentários
  • Facebook

71 comentários feitos no blog

  1. Beto comentou em 12/06/12 at 7:50

    Quero ver o Schumacher vencer sem o Ross Brown e o Rory….Bernie Ecclestone duvida da capacidade dele ganhar 7 GPs e disse que ele ia se dar mal na Mercedes e acertou, porque os carros são iguais o dele e o do Nico. Aliás o Bernie declarou numa entrevista que as Brabham eram os mestres nas trapaças….

  2. Paulo Ramos comentou em 27/05/12 at 2:12

    O Senna foi o piloto mais rápido da história da F1, basta ver o que ele fazia na chuva, era muito mais rápido que os outros, exceto 1992 quando a Williams tinha um carro com controle de tração e suspensão ativa que desequilibravam em qualquer pista, pistas novas também ele era muito rápido mesmo com carro inferior leia-se Lotus e Toleman, mas dizer que ele é o melhor do mundo não tem lógica, pra ser o melhor tem que ter regularidade coisa que o Senna não tinha, se o regulamento tivesse 3 ou 4 descartes de resultados aí concordo ele poderia ser o melhor do mundo, mas atualmente não tem descartes, por isto os melhores são Schumacher e Prost, também não tem lógica colocar o Piquet na frente do Senna, só no Brasil acontece isto, conheci vários técnicos de F1 que dizia que o Senna dependendo da pista era de 0,5 a 1,3 segundo por volta mais rápido que Piquet, o Senna a partir de 1991 estava bem amadurecido como piloto, já sabia acertar os carros, só com o tempo a pessoa aprende. No mundo todo em qualquer pesquisa os melhores são Schumacher, Prost e Senna, lá fora o Piquet é quase desconhecido, mas o Fittipaldi e o Senna são bem conhecidos.

  3. M. Aurélio comentou em 23/05/12 at 6:33

    Concordo quando o Ricardo que diz que o Lewis é o mais rápido da F1, porque ele dominou fácil o Alonso na Mclaren (e o Reginaldo Leme diz que o Alonso é o melhor piloto da F1, dá pra acreditar), também concordo que o Senna é muito rápido olha o que ele fazia na chuva, olha a diferença de tempo dele pro Nakajima e do Piquet pro Nakajima todos usando lotus e com a mesma equipe técnica. Só não concordo com o Mansell ser rápido ele não tem biotipo de piloto de F1, ele tem 1,81m e pesa 82 kgs, já o Prost tem 1,65m e 60 kgs, corpo de joquei, quando os dois se enfrentaram na Ferrari foi uma surra….o Prost era 1,0 segundo por volta mais rápido que o Mansell, o Mansell se acha rápido porque ele era mais rápido do que o Piquet na Williams em 86/87 e também porque pegou o carro mais rápido da F1 o Williams 92 com suspensão ativa e controle de tração era 2,0 segundos mais rápido do que os outros, ele também era valente por isto o apelido Leão, mas bota o Prost lá ou o Senna lá na Williams 92 pra ver como o Mansell ia se dar mal, ele não dominava o Rosberg na Williams (o Prost massacrou o Rosberg na Mclaren), não dominava o Berger na Ferrari e nem o De Angelis na Lotus (o Senna derrotava eles fácil na Mclaren e na Lotus).

  4. Julio comentou em 21/05/12 at 8:17

    Quem ganha no automobilismo são as estruturas de equipe e principalmente os projetistas na década de 70 Chapman, 80 Barnard e Gordon Muray, e nos últimos 25 anos Rory Byrne e Adrian Newey, o Schumacher percebeu que o Rory era o melhor projetista e se associou com ele numa parceria longa da Beneton e Ferrari e escolhia o piloto que não podia ser muito rápido e por contrato tinha que deixá-lo na frente isto explica os ótimos números dele, Piquet também fez isto na Brabahm que tinha o ótimo Muray, o Senna nunca teve um projetista de peso exceto o Byrne mas era na Toleman uma equipe pequena com motor artesanal Hart, depois que ele foi pra Williams 94 tinha o Adrian Newey um grande projetista. Mas o Senna é um tremendo piloto basta ver o que ele fazia na chuva e em pista travadas mesmo com carros inferiores, como a Toleman que perdeu pro Prost em 1984 de forma estranha na última volta e na Lotus ganhou todas corridas com chuva. Já o Prost pra mim é o melhor de todos olha o que ele fez com o Lauda em 85, com o Rosberg em 86, com o Mansell em 90, todos com o mesmo carro, o único que encarou ele foi o Senna na Mclaren em 88/89, por isto acho o Prost o melhor ele não foge de ninguem, é claro que ele saiu da Mclaren por que o Senna era mais rápido, mas o Prost já tinha percebido problemas de chassis nos Mclaren em 1989 ele declarou isto numa entrevista, que só foram resolvido em 1998 com a contratação do Adrian Newey da Willians, começou a ascensão de novo da Mclaren e a queda da Williams, o Schumy nunca quis enfrenta o Mika na mesma equipe o único capaz de derrotá-lo, mas ele é o melhor de todos porque é frio como o Prost e Piquet, mas eu não saberia se ele é tão rápido quanto o Senna, o Schumy nunca botou um adversário forte do lado, já o Senna é pena que só correu 162 GPs a metade do Schumacher, mas tinha tudo pra ganhar mais 2 ou 3 campeonatos por que em 1994 tinha a Williams mais Adrian Newey, mas aí aconteceu a trajédia na terceira corrida, o Stewart teve um atrito contra o Senna por que ele torcia pro Mansell, e a partir daí o Senna nunca mais deu entrevista pro Stewart, reparem que depois que saiu o Rory em 2006 a Ferrari tá caindo enquanto a Red Bull que pegou o Adrian da Mclaren tá crescendo, mas em 2013 um carro feito pelo Rory esta sendo preparado pra Ferrari e os fiascos vão desaparecer.

  5. 50 cent comentou em 16/03/12 at 19:05

    Fábio, o mais rápido do dia foi Button com 1.27.560 contra 1.29.183 de Schumacher.
    Abs

    • Saint-Clair comentou em 29/03/12 at 17:30

      E dizem que Schumacher é o “cara”!!!!

  6. Alex Xavier comentou em 16/03/12 at 18:33

    Bah cara! Tah muito embaralhado. Ainda não dah para definir quem vai ser quem e qual a sequência de posições entre as equipes. É muito cedo ainda? Sim. Está muito cedo para isso, ainda mais em Melborne.

  7. Piquetada (adora a Arisco) comentou em 16/03/12 at 15:03

    Stewart: Senna não teria vencido tanto sem Prost

    Três vezes campeão da Fórmula 1, Jackie Stewart deu uma opinião polêmica durante um evento de um patrocinador da Williams nesta terça-feira. De acordo com o veterano, o tricampeão mundial Ayrton Senna não teria sido tão grande na Fórmula 1 se não tivesse sido companheiro de Alain Prost na McLaren.

    “Alguns pilotos são muito rápidos, mas não absorvem tantas informações sobre como fazer o carro trabalhar da melhor maneira possível. Na minha opinião, Prost é um dos melhores de todos os tempos porque fazia o carro trabalhar para ele e para Senna. Não acho que Senna teria vencido tanto se Prost não estivesse lá”, comentou o escocês.

    Maio de 2003
    Nelson Piquet, também observou esse ponto fraco de Senna dentro da equipe( o outro era na pilotagem, a famosa afobação), Piquet deu uma cutucada comparando Senna a Schumacher dentro de uma equipe.

    Em entrevista ao jornal “Daily Express”, Nelson Piquet afirmou que Michael Schumacher é um piloto melhor que Ayrton Senna e, talvez, o alemão seja o melhor de todos os tempos.

    De acordo com o tricampeão mundial, Schumacher transforma as equipes por onde passa e isso é um de seus maiores méritos.

    “Ele fez algo que muitos bons pilotos não conseguiram. Ele guiou e transformou equipes por onde passou”, disse Piquet. “Michael teve coragem de ir para uma equipe que não era forte. A Ferrari não era campeã há 21 anos. Senna sempre queria ir para a melhor equipe, como aconteceu quando ele saiu da McLaren e foi para a Williams. E isso para mim, faz de Schumacher um piloto melhor, e digo isso como brasileiro”, completou.

    Piquet acredita que se fossem retirados todos os dispositivos eletrônicos dos carros o alemão seria praticamente imbatível. “Ele seria muito melhor que todos os pilotos, muito melhor na mesma Ferrari”, concluiu

    • Saint-Clair comentou em 29/03/12 at 15:15

      Se Schumacher é tão bom assim quanto muitos falam, por que ainda não obteve uma boa sequencia de resultados? Lembro que o Ayrton com equipamento muito inferior, andava perto de outros pilotos com carros muito superiores. Aí vem o Stewart dizer que o Ayrton não venceria tanto sem o Prost ou não teria sido o contrário?

    • Santana comentou em 22/05/12 at 5:06

      O próprio Nelson Piquet disse que aprendeu muito com o Niki Lauda em 1979 ele copiava tudo o que ele fazia inclusive a abordagem junto aos mecânicos, o jeito de acertar o carro e o Piquet se tornou um bom acertador de carros, se bem que ele falhou na Lotus 88 e 89, o Prost era um piloto que só fazia bobagem até 1983 foram 4 anos de só erros, mas quando pegou o Lauda em 84 na Mclaren, que não era um piloto rápido mas era inteligente, o Prost foi sendo lapidado ele em 84 era bem mais rápido que o Lauda, mas continuava errando muito e perdeu o título em 84 por meio ponto, já em 85 ele foi perfeito ganhando fácil do Lauda, se tornando um piloto maduro na sua sexta temporada, com o Senna é a mesma coisa na Toleman e Lotus fazia muita besteira quantas corridas ganhas ele jogou fora, mas ele só tinha 3 anos de F1, aí quando entrou na Mclaren é claro que aprendeu com o professor, ele mesmo disse que ia aprender com o Prost na Mclaren respondendo uma provocação do Piquet que dizia que ele iria copiar os acertos do Prost e Senna se tornou um bom acertador de carros e não tenho dúvida que se não morresse tão cedo teria mais 2 ou 3 títulos na mão, por isto que ninguém nasce sabendo as pessoas aprendem o tempo, exemplo o Mika Hakinen disse em várias entrevista que o professor dele foi o Senna em 1993… e assim por diante cada um vai ensinando o outro. Se bem que na Williams o Piquet ensinava tudo errado pro Mansell que como era 0,5 segundos mais rápido que o Piquet com as mesmas regulagens, o Piquet foi obrigado a esconder regulagens induzir ele a erros, por isto que o Piquet chamava ele de Panaca, idiota. Até o Mansell foi campeão, ele também deve ter aprendido, se bem que segundo o Piquet ele não deu uns tapa no Mansell por que ele não ia aprender, mas deu uns tapa no Salazar e este aprendeu, palavras do Piquet.

  8. Ao Ricardo(11:39) comentou em 16/03/12 at 14:55

    As corridas são bem claras, Prost fazia suas provas na base da “espera”, e Senna largava na frente pra abrir vantagem, o problema é que Senna jogava resultado fora muitas vezes por pura afobação. E em 89 o brasileiro fez uma péssima temporada, novamente largou 13 vezes na pole, mas só pontuou em 7 corridas. Prost até ganhou o apelido de “professor” justamente em cima de Senna nesse ano, o francês deu uma “aula” de regularidade em cima do brazuka. E se não fosse os descartes, Prost seria o campeão em 88, na pista e nos resultados ele bateu Senna. O brasileiro foi campeão, mas não convenceu porque teve um piloto que fez melhor que ele, basta ver a tabela. Não vão pensando que Prost e Senna eram perfeitos ao volante, cada um tinha pontos fracos.

    Os dois eram fracos de largadas, mas Prost muitas vezes se recuperava chegando em segundo(sua posição de largada). Senna muitas vezes largava mal, e Prost se aproveitou disso, algumas vezes pulava na frente e disparava para a vitória. Outro detalhe relevante, Prost era PÉSSIMO na chuva, era nessas corridas que Senna descontava os pontos perdidos nas corridas afobadas. Os dois tinham estilos completamente diferentes, e os descartes sempre ajudaram Senna, isso ajudou a “camuflar” as várias pixotadas dele nas provas. E em 89 o brazuka só se manteve na disputa do título graças ao descartes, mas olhando a tabela, Prost foi disparado o melhor piloto do ano, ele vencia corridas e faziam pódios, sempre somava pontos com regularidade. Senna só vencia provas, mas continuava com chance de ser campeão graças aos descartes. Essa “distorção” da pontuação foi um dos motivos desse método ser banido da F1, nunca mais os descartes voltaram a F1.

    Tava revendos as corridas de 88/89, o Senna errava uma barbaridade desde a largada:

    Temporada de 1988:

    Senna, muito acelerador, pouco cérebro…

    MON-Senna era líder na corrida até cometer um erro bizarro e abandonar, administra a vitória meu filho…Prost agradeceu!

    MEX-Senna larga mal, essa vacilada faz Prost disparar e vencer fácil, o francês novamente agradeceu!

    FRA-Larga mal, mas recupera a posição na 1º curva, mas se atrapalha com retardatário no meio da prova, Prost chega e faz a melhor ultrapassagem do ano, dupla, em cima do brazuka e retardatário, o francês novamente deu risada da vacilada do brasileiro! Senna nunca venceu na França, mas Prost vivia “carimbando” o GP Brasil, foram 6 vitórias.

    ITA-Novamente larga mal, mas recupera a posição na 1º curva, e mais um erro bizarro de Senna, justo em Monza onde o que não falta é retão pra ultrapassar! Era líder, mas se “enrosca” com retardatário, fim de prova. Berger deu show na corrida e venceu, um dia histórico para os italianos.

    ESP-Outra vez larga mal(desliga o anti-Stall meu filho), outra vacilada de Senna, Prost disparar e vence fácil, na corrida Senna toma “sufoco” de Mansell, e Capelli com a “nanica” March.

    AUS-De novo larga mal, outra vacilada, Prost novamente disparar e vencer fácil, Senna já virava “freguês”! Berger chegou a dar show, passando as duas Mclarens, mas também vacilão, bateu com retardatário e abandonou.

    Senna largou mal nos GPs:MEX/CAN/FRA/BEL/ITA/ESP/JPN/AUS, Senna se recuperou da má largada em algumas corridas, mas isso não elimina a largada ruim, o piloto era mesmo fraco de largada, fora a AFOBAÇÃO durante as corridas. Essas pixotadas o Galvão nunca se lembra, mas adora destacar erros de Lewis, Vettel e cia…

    Largar mal em 8 de 16 corridas e cometer erros bizarros como MON e ITA, é muita coisa. Se for observar Prost, ele só era ruim de largada e corrida na chuva(o francês era péssimo em piso molhado, acreditem, até D.Hill era melhor), mas era raro ver o francês jogar resultado fora. Se observar a tabela de 88, Prost foi superior a Senna no volante(não jogou nada fora, 16 corridas 7 vitórias 7 segundos lugares, 2 quebras). Senna deu duas pixotadas bizarra em MON e ITA.

    Prost não ficou atrás nas más largadas em 88 aconteceu em :IMO/MON/USA/ING/ALE/HUN/POR. Prost também se recuperava nas corridas, mas isso não elimina a má largada, Senna e Prost eram bem fraquinhos nessa parte.

    Temporada de 1989:

    Senna, muito mais acelerador, muito menos cérebro…

    Senna faz uma temporada PATÉTICA, cheia de erros, uns piores que 88, ficou longe de justificar o título ganho em 88.

    BRA- Senna larga mal, afobado quis recuperar a liderança na primeira curva brigando com Berger e Patrese, Senna acabou danificando o bico. O “herói” nacional tinha esse grave problema, era muito afobado. Tinha uma longa corrida a frente, passar Berger e Patrese era questão de tempo, Mansell e Prost deram risada.

    IMO- A prova teve duas largadas, Senna larga mal na segunda, e comete talvez seu maior erro na vida na F1. Quebra acordo com Prost o ultrapassando após as primeiras curvas( o acordo era quem fizesse a primeira curva a frente, não seria atacado na primeira volta, Senna jogou sujo e não respeitou o acordo). Era Prost quem desenvolvia os carros na Mclaren, Prost se incomodou com a velocidade de Senna, mas não criou confusão até esse GP de IMO, depois só foi guerra. Senna foi burro, venceu essa corrida, mas Prost deu o troco no Japão sendo campeão. Com Prost na equipe, os dois poderiam dominar por anos a F1, poderiam encarar as Williams em 92/93 e talvez até as Benettons em 94/95. Quando Prost saiu da equipe, a Mclaren “desabou” de nível técnico, fora que Prost “vetou” Senna na Williams em 93, o egoísmo de Senna em IMO 89 saiu caro…

    O Senna tinha essa idiotice de querer tirar com a cara do rival, “deu” no Mansell e tomou o troco no GP POR 89. Foi tirar sarro do Piquet, e saiu como viado. Foi querer trapacear com Prost em IMO 89, tomou o troco no GP JPN 89.

    ING-Era líder, mas roda de bobeira e abandona na brita, Prost deu risada.

    HUN-Era líder, outra vez vacila com retardatário, dessa vez é Mansell que faz dupla ultrapassagem histórica(Senna+retardatário) e vence a prova.

    ITA-Largou na pole, era líder em uma corrida fácil, mas Senna eterno “pé pesado” só quis saber de acelerar, Prost estava muito atrás, sempre na dele, fazendo corrida de “espera” poupando equipamento. Senna com 20 seg a frente faltando 10 voltas só quis saber de acelerar. Motor não aguentou…Prost pelo jeito já imaginava, em Monza se forçar muito mesmo com carro superior, muitas vezes não chega a bandeirada.

    POR-Um erro inacreditável, mostrando que Senna muitas vezes não usava de sabedoria dos grandes campeões nas corridas. O brasileiro era segundo na prova, a frente de Prost, a posição era importantíssima para o campeonato. E o que Senna fez? Foi comprar briga com Mansell de bandeira preta, o inglês tinha jurado vingança em 87, Senna o teria jogado pra fora da pista em pelo menos em 3 corridas entre 85 e 87. Mansell só estava esperando uma boa oportunidade, a meta era estragar algum campeonato de Senna, e conseguiu em 89. Senna fecha a porta, e Mansell dessa vez deixa bater…até o Galvão criticou duramente Senna ao vivo por essa atitude: “Senna não tinha que comprar briga com Mansell, Prost é quem sai favorecido”. E advinha quem chegou em segundo marcando 6 pontos?

    Foi nessa época que Prost cuctucou:

    “Senna é rápido, mas erra, e quando errar…estarei por perto”

    “Ele é muito bom de treino, mas no geral durante as corridas, nunca me impressionou, erra muito”

    O francês, sempre contava com erros de Senna(e Mansell na pista), Piquet também se aproveitava disso.

    AUS-Prova teve 2 largadas, na 1º Senna larga mal, mas se recupera na 1º curva, era líder até a prova ser anulada. Na Segunda largada(Prost por opção, tinha desistido da corrida na segunda volta). Senna larga bem, era líder sem rivais, até novamente bater em retardatário, outra vitória jogada no lixo. Pelo menos em 6 oportunidades Senna se atrapalhou com retardatários na carreira, muitas vezes jogando a vitória fora: GP ITA/87,ITA/88,AUS/89,BRA/90, muita coisa não?

    Em 89 Senna largou mal nos GPs:USA/BRA/JPN/AUS/IMO/MEX/ALE, como em 88, se recuperou da má largada em algumas corridas, mas isso novamente não elimina a largada ruim.

    O Senna em 89 tinha obrigação de chegar pelo menos ao pódio na maioria das corridas, não conseguiu por causa do exesso de erros nas provas.

    Quem quiser contar as largadas ruins de Prost em 89, fique a vontade…

  9. Marcelo comentou em 16/03/12 at 14:45

    Senna que é “endeusado” fez um monte de barbaridades na carreira, desde o kart já arrumava brigas, o mesmo aconteceu nas categorias de base onde chegou até a pegar um piloto argentino pelo pescoço!

    Na Formula 1 além de jogar sujo na pista, fora do carro Senna também deu péssimos exemplos!

    A primeira confusão foi com De Angelis em 85, o motivo? De Angelis acusou Senna de o atrapalhar de propósito em uma volta de classificação, contrariado, o italiano foi ao boxes criticar Senna, os dois saiam no tapa.

    No GP de Mônaco 85 Senna novamente joga sujo, o vídeo abaixo conta o ocorrido:

    SENNA TRAPAÇA EM MONACO 85
    http://www.youtube.com/watch?v=FStK3JlFa8w&context=C3f5387cADOEgsToPDskIXxu1p7hIayS6JlER99KQH

    Novamente o “herói nacional” se mete em outra confusão em 85, dessa vez joga o carro pra cima de Keke Rosberg no GP da EUR, o finlandês não gostou nada da atitude de Senna, foi para os boxes com pneu furado, e na volta a pista deu o troco, atrapalhou Senna que era líder, nesse momento Mansell passou Senna e venceu a prova. E o finlandês era retardatário(com pneus novos), não deixou Senna passar até Mansell abrir boa vantagem.

    SENNA JOGA SUJO E LEVA TROCO DE KEKE ROSBERG – GP EUR 85.
    http://www.youtube.com/watch?v=a5g27PZt8gI&feature=youtu.be

    Entre 85 e 86 Senna por duas vezes jogou o carro em cima de Mansell, que pra desviar, acaba no guard-rail(manobra parecida como a de Rosberg). Senna na época foi duramente criticado por vários pilotos por manobras sujas dentro da pista.

    Em 86 em uma atitude egoísta, Senna veta Warwick na Lotus(ahhh se o Schumacher faz isso hoje na Mercedes, o planeta racha ao meio).

    Em 87 no GP da BEL, Senna novamente se mete em confusão com Mansell(a terceira), os dois se tocam na corrida e saem da prova! Dessa vez, irritado o inglês vai ao boxes da Lotus, tudo termina em bancadaria, outro vexame envolvendo Senna. Dessa vez Mansell chama a mídia e declara guerra, jurando vingança pela manobra do brasileiro. Ainda em 87, Senna se mete em outra confusão, agride fisicamente fiscais de pista, toma uma multa pesada de 10 mil dólares(naquela época era muita grana).

    Nessa época Senna novamente apronta, vai cutucar justamente ele…Nelson Piquet. Senna leva o troco e sai como “viado” na história, foi o maior zum zum zum na época no padoock! Todo mundo ficava se perguntando: “Será que ele é?”

    Também foi pego em 87 com carro fora do regulamento:
    SENNA TRAPAÇA, 2º LUGAR COM FREIOS IRREGULARES, DESCLASSIFICADO!!!.mpg
    http://www.youtube.com/watch?v=fzdrpcPE-Tc&feature=youtu.be

    Outra manobra duramente criticada na pista, dessa vez é com Prost( o francês deve ter se arrependido de não vetar Senna na equipe em 88, mas o fez em 93 na Williams).

    Senna joga carro de forma suja em cima de Prost lado a lado GP POR 88
    http://www.youtube.com/watch?v=btCNZ8dfRgA&feature=youtu.be

    Em 89 novamente joga sujo, dessa vez não respeita um acordo de homem a homem com Prost no GP de IMO, com essa atitude o clima na Mclaren fica o pior possível, Ron Dennis entra no meio e pouco pôde fazer. Prost que não é otário, dá o troco em Senna no GP do Japão jogando o carro em cima de Senna:

    “Vc fica com a vitória do GP de IMO, e eu com o título aqui no JPN”

    Ainda em 89, Senna arruma confusão com os cartolas da FIA(e ainda se fez de vítima), pra correr em 90 tem que pedir desculpas.

    GP do Brasil de 90, Senna é convidado para uma homenagem, mas quando soube que não era pra ele, em uma atitude ridícula, se recusa a comparecer. Era GP do Brasil, perto de sua gente, que papelão…

    No GP do Japão 90, Senna se dá o direito de jogar o carro em cima de Prost(ele achava que tinha sido roubado em 89), Senna só não observou a péssima temporada que fez em 89, cometeu vários erros por pura afobação jogando várias corridas no lixo. Isso largando 13 vezes na pole, a tabela de 89 mostra que Prost foi disparado o melhor piloto do ano, merecendo o título. O francês deu uma “surra” de regularidade em Senna na tabela. Mesmo assim Senna ficou no mimimi.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1989

    Foi nesse ano de 89 que Mansell cumpriu o prometido, tirou Senna da pista quando ele era segundo em um corrida importante para o campeonato. O acidente foi no GP de POR 89, Senna jogou o carro em cima, Mansell(de bandeira preta), dessa vez deixou bater, saiu dando risada porque acabou ajudando Prost na tabela.

    Se o Senna se achava na razão de tirar Prost da corrida no GP do JPN em 90, tinha que pelo menos avaliar melhor a situação, e não jogar um F1 em cima do francês a mais de 200 por hora, aquele acidente poderia ter acabado em morte. Foi uma atitude irresponsável do brasileiro. Se era pra fazer, que fosse na mesma chicane em 89, em baixa velociodade ninguém ia correr risco de se machucar ou até morrer.

    Em 92 depois de um treino Senna vai arrumar confusão com o novato Schumacher, o motivo? O alemão o atrapalhou na pista, Schumacher disse que apenas deu o “troco” por Senna fazer o mesmo antes( e disse que foram duas vezes, na segunda percebeu que tinha sido de propósito, resolveu dar o troco).

    O Senna era uma MALA, quando ele jogava sujo e atrapalhava os outros, ele tinha toda razão do mundo, quando tomava o troco, dava xilique!!!

    Em 93 Senna novamente agride um piloto, dessa vez um novato, era Irvine que levou um soco na cara!

    Em outra atitude bizarra, Senna agride um mecânico da Mclaren dentros dos boxes(pegou o rapaz pelo “colarinho”, só porque o mesmo tinha mudado uma regularem no carro), que papelão!!!

    Meses atrás Schumacher não deu um autógrafo para um menino dentro da pista, e foi duramente criticado. Só que, Senna também fez isso com Felipe Massa quando o mesmo era um menino e corria de kart. E Felipe afirmou que Senna não estava nem de macacão, isso que deixou ele contrariado.

    Senna em uma atiude medonha, também chegou a dar soco na cara de um JORNALISTA!!! Nem mulher ele perdoava, o link abaixo mostra o despreso a certa jornalista, que aliás, é muito queria no meio.

    Alessandra Alves
    http://alessandraalves.blogspot.com/2008/02/regi-o-rebelde.html

    “Talvez uma das maiores decepções que tive foi conhecer Senna pessoalmente. O herói obstinado e patriota que nos surgia na TV era habitualmente arredio e descortês longe das câmeras. Problema meu, eu diria, pois, apesar de minha mãe certamente achar o contrário, nem todos precisam me tratar bem. Mas comecei a sentir que o problema não era só meu quando passei a ligar alguns pontos.

    Senna dava respostas enviezadas e não escondia o mau humor até acender-se a luz da equipe da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão da Fórmula 1 desde o paleolítico. Neste instante, como por mágica, sua fisionomia se transformava e então eu reconhecia o herói obstinado e patriota da minha adolescência. Vi a face do mito e logo entendi por que meus colegas mais experientes costumavam ser tão detratores em relação à postura do piloto”

    Se procurar acha muito mais confusão, Senna em outra ocasião com Galvão aprontou no trânsito no México, os dois ficaram “brincando” de um jogar o carro em cima do outro. Quem não gostou nada foi a empresa que cedeu os carros, os mesmos estavam todos amassados. Senna teve que fazer um cheque na hora para resolver o caso.

    Se a postura de um piloto conta muito dentro e fora das pista, Vettel dá de 10 x 0 em cima do Senna!

    Hilário foi o dia que Raikkonen empurrou um fiscal de pista, Galvão disse “cobras e lagartos” do piloto! Quanto as barbaridades do Senna no passado, isso com certeza ele não lembra, fica no abafa…

    • Junior comentou em 16/03/12 at 15:52

      O cara ja morreu a quase duas décadas, ligue a tv e veja que ainda existe F1 nos domingos de manhã, vire a página…

    • Bruz comentou em 16/03/12 at 20:33

      Cara, eu tambem conheci o Senna e me arrependo disso. Era uma M#%d@ mesmo, mas por unanimidade é considerado o melhor piloto de todos os tempos. Não se pode negar.

    • Saint-Clair comentou em 29/03/12 at 17:26

      Agora Senna joga sujo. Quando estava vivo, não tinha um só brasileiro que não assistisse as corridas.

    • Santana comentou em 22/05/12 at 5:23

      Se eu for contar as brigas do Piquet tem que escrever um livro, a começar pelo prêmio limão de piloto mais difícil de ser abordado, ele ganhava quase todos os votos dos jornalistas, o Senna fora da pista era um cara legal, mas dentro da pista ele muito duro, já o Piquet dentro da pista era um piloto normal, mas fora era só fofoca, olha o que ele falava da mulher do Mansell que era feia e os filhos do Mansell não vou nem publicar, chamava o velho Enzo de Velho caduco, falava mal do Senna, mesmo depois de morto ele não pode nem se defender, do Chico Serra, do Ribeiro, do Gugelmin, do Pai do Barrichelo, do Alboreto etc… o próprio filho do Nelson, o Nelsinho, disse que ele era mais discreto ele puxou mais Senna e que o Nelson primeiro falava depois pensava, quem destruiu a carreira do Nelsinho foi o Piquet que fez aquela intriga toda com a Renault, mas porque ele não respondeu isto quando ocorreu o acidente, foi denunciar isto só 2 meses depois quando o Nelsinho tinha sido demitido da Renault por insuficiência técnica, não adianta bons caráter na F1 não existe, mas eu torço pro Barrichelo este o campeão da simpatia.

  10. Luis Tucci comentou em 16/03/12 at 13:22

    Por um momento pensei que ele segurava um terço.

    Eram só os earplugs….

  11. William comentou em 16/03/12 at 11:29

    Tomara que a McLaren mantenha o bom desempenho, e prove pra todo mundo que apesar do regulamento, é possível fazer um carro com um bico decente! rs

  12. Williams comentou em 16/03/12 at 11:23

    O Massa foi o único que rodou e abandonou o treino na brita. Ele no rádio: “o carro apresentou um comportamento estranho: quando pisei no freio ele subtamente virou pra direita”. É claro idiota, tu botou as duas rodas na grama úmida e freiou! O cara além de fazer merda nem sabe o que fez! Bota o Kubica com a mão boba que ela guia melhor que o Massa.

    • renatohk comentou em 16/03/12 at 11:48

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      coitado do MASSA, se ele tivesse uma mínima noção do que pensam dele, já tinha ralado da F1 tem tempo….

      e o BRUNO então, o cara tá sentado num caixão, e acha q vai mostrar alguma coisa pra alguém…..

      no fundo, esse fracasso dos pilotos brasileiros me agrada, é bom pra lever o ufanismo imbecil tupiniquim pro buraco!!!

      • c.linhares comentou em 16/03/12 at 14:36

        engraçado que a rede globo não tira onda com estes dois sem talento!!

  13. sdfr comentou em 16/03/12 at 10:54

    Concordo com o Fábio. vai ser red Bull x Mclaren x Mercedes… e alguém tem que dizer ao Bruno que ninguém aguenta mais essa história de “estar aprendendo”,” preciso de mais quilometragem” etc… se não deu, não deu e ponto final…

    • João Paulo comentou em 16/03/12 at 10:58

      Concordo. Convenhamos, o cara não tem nenhum Talento.

  14. Marco comentou em 16/03/12 at 10:50

    O Button faz o melhor tempo e o Seixas coloca o Shumacher na capa? Ainda quer dizer que é imparcial?

  15. c.linhares comentou em 16/03/12 at 10:39

    onde andaram seus protegidos seninha jr. e massinha playmobil???
    barrica tinha muito mais a dar aos esporte e a competição do que estes dois verdadeiros pe de breque!!

    • Fabio comentou em 16/03/12 at 12:44

      Tá chorando belo Ruinbinho? Ficou 600 anos na fórmula e ganou meia dúzia de corridas. Vai fazer vexame na Indy também.

      • c.linhares comentou em 16/03/12 at 14:35

        mais um cego……kkkk

  16. David comentou em 16/03/12 at 10:37

    SCHUMACHERRR Neless !! La vem o alemão !

    • Saint-Clair comentou em 29/03/12 at 17:41

      Lá vem não. Ele nem chegou ainda. Como não tem talento e não tem um Rubinho pra acertar carro pra ele, vai continuar aonde está. Só ganhou aqueles campeonatos porque tinha um forte patrocinador e um “otário” pra fazer tudo pra ele. Um verdadeiro fiasco. Não pilota nada. Acertar carro menos ainda.

  17. Andre Giordano comentou em 16/03/12 at 10:35

    E a cagada do Massa, ninguém fala nada?

    • Ari Guilherme comentou em 16/03/12 at 14:27

      Amigão, não foi só o Massa que rodou. O que importa é a classificação e a corrida. Aguarde os resultados, depois critique.

      • Andre Giordano comentou em 16/03/12 at 16:25

        Amigão, volte aqui no domingo, por gentileza.

        Conversaremos sobre a atuação do Massa…

  18. fernando comentou em 16/03/12 at 10:33

    nos meus 27 anos, desde criança me lembro q a ferrari sempre foi apenas um nome de ‘carrao’ de ricos, mas nunca ganhava nada. A unica epoca q realmente ganharam, e q ganharam tudo foi de 2000 a 2006. De lá pra ca, como o Fabio disse num outro post, o titulo do Kimi veio na rabeira do trabalho deixado pelo staff antigo, e do Massa tb, caso tivesse sido campeao. De 2008 pra ca a ferrari só andou pra tras.

    Prova tb q se por no papel esses meus 27 anos, veremos q a equipe da Mclaren sempre foi mais competitiva, mesmo nao levando o caneco, a equipe sempre esteve melhor no sentido de competitividade q a ferrari (salvo 2000 a 2006).

    E o Massa? Sem comentários, já começou o ano daquele jeito. É, a pressão é grande. E pelo jeito, vc nao vai aguentar.

    Tá na hora de renovar nossos pilotos, q venham mais novos e melhores pq a safra tá mto ruim!

    • Marco comentou em 16/03/12 at 11:08

      Cara, tenho 29 anos e vejo exatamente assim. Muita gente que começou a ver F1 agora acha que a Ferrari sempre ganhou tudo…

    • Guido Ferrari comentou em 16/03/12 at 15:06

      Poxa pessoal, é isso mesmo… tô com 28 e lembro que antes a “menina de ouro” era a Williams, pra mim esses sim fazem falta na frente do Grid… Voltando a Ferrari, qdo era criança em um episódio de natal tive de escolher entre duas miniaturas de um F1, uma Lotus (amerela) e uma Ferrari… não deu outra, fui de Lotus e olha q tenho Ferrari no nome huhauhauha Ferrari virou “mito” nos anos 2000, antes disso ela era “especial” mais por estar na F1 desde sempre, mesmo já possuindo títulos mundiais rsrs

  19. Luis Tucci comentou em 16/03/12 at 10:06

    A chuva atrapalhou tudo. Esses tempos não dizem nada sobre coisa alguma. Dá, no máximo, para especular. Só.

    Pra mim, se a Lotus está escondendo o queijo, como dizemos em Minas, está tão bem escondido que talvez eles não o encontrem.

    Agora, que é legal o Schumacão ter feito o primeiro tempo, isso é.

    • Junior comentou em 16/03/12 at 15:50

      Pra quem assistiu aos treinos pode perceber que não são os tempor que importam e sim o comportamento.
      O Massa não deu mais do que duas voltas seguidas, quando tentou andar rapido rodou.
      Alonso bem que tentou, mas o carro parecia incontrolavel.

  20. Sylvia comentou em 16/03/12 at 9:48

    Não podemos descartar a força da escuderia Ferrari. Ainda é primário afirmar que eles não entrarão na briga. Quanto para as três citadas, acho que quem nos irá surpreender será o Nico Rosberg. De fato, para quem gosta de velocidade será uma das melhores competições pós 2010.

    • Bruno Ribeiro comentou em 16/03/12 at 10:03

      Se a ferrari conseguir algo esse ano, será por meio de alonso.

      Tirará leite de pedra como fez no ano passado indo a 10 pódios.

      • Rogério H. Rodrigues comentou em 16/03/12 at 10:31

        Concordo, Alonso consegue milagre com uns carros que é inimaginavél.

        • João Paulo comentou em 16/03/12 at 10:56

          O cara é foda. Só fica atrás do Hamilton. :)

          • Ricardo comentou em 16/03/12 at 11:39

            Lewis é o piloto mais rápido do grid com certeza, mas só acelerar não garante títulos, senão o Mansell teria ganho uns 6 títulos mundiais e o Senna outros 6, estes 2 são os pilotos mais rápidos q ja vi na vida, mas ambos eram estabanados, nao sabiam poupar o carro e os pneus e nao eram estrategistas em corridas.

  21. Juan comentou em 16/03/12 at 9:43

    E o Massinha hein , tá parecendo aquele Massabão de 2009.

  22. Juan comentou em 16/03/12 at 9:42

    E o M

    • Juan comentou em 16/03/12 at 9:44

      deleta esse mistype pra mim por favor Fábio.

  23. ronaldo comentou em 16/03/12 at 9:40

    Espero ver o Schumacher birgando pelas primeiras posições e vencendo novamente!!!

    • Fausto Barreto comentou em 16/03/12 at 9:47

      Espero ver o Schummi fora da F1 o mais rápido possível ele e Briattore fundaram a FARSA DA ERA SCHUMACHER.

      • Rogério H. Rodrigues comentou em 16/03/12 at 10:30

        Tipico de brasileiro fazer esses comentarios, nimguém ve que o cara ralou muito até chegar nos titulos conseguidos com a ferrari, só pegam os casos do GP da Austria como base. Nimguém fala daquele mesmo ano em que tiraram a vitoria do arrichello, a vitória que ele deu para esse mesmo no GP dos EUA.

        • Marco comentou em 16/03/12 at 10:48

          o alemão jogou o carro no Hill, jogou no Villeneuve (neste ele se deu mal), teve o caso do filtro de combustível irregular, parou o carro na curva em Mônaco para acabar com treino… isso escrevi de “bate pronto” sem parar para lembrar mais… Vigarista mesmo…

          • pires comentou em 16/03/12 at 11:32

            E o Senna jogou o carro em tantos outros, deu porrada em piloto nos bastidores, tinha motores exclusivos pra classificar que so andavam 5 voltas, etc etc… tratava mal os jornalistas em geral, levou milhoes de pessoas a fumarem marlboro!!! etc etc

          • David comentou em 16/03/12 at 13:18

            Cara esse comentário desse tal de Pires parece coisa de recalcado! Levou milhares de pessoas à fumar malrboro? e o Schumacher correu com que patrocínio na ferrari? Marlboro! E na Beneton? Mild seven que pra vc que não sabe é uma marca de cigarro japonês que era o principal patrocinador da equipe na época dos 2 primeiros títulos e antes era camel! Pelo visto vc gosta de falar sem saber nada! Sem base nenhuma! Ridículo!

          • Marco comentou em 16/03/12 at 15:55

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Senna jogou o carro no Prost sim, descontando o que este fez com ele no ano anterior (1×1). Aos desavisados (pires) os motores eram permitidos por regra e T O D O S tinha motores para classificação. Na época vc podia usar quantos motores quisesse no fim de semana. Agora quanto ao patrocínio, vc não falou sério falou? vc tem mais que 2 neurônios, tem não?

          • Roberto comentou em 17/03/12 at 14:09

            O Senna era espetáculo e o Schumacher resultado…prefiro os resultados…acompanhei a carreira dos dois…desde o começo…o Schumacher não é santo, como o Senna também não foi, simples assim.

        • João Paulo comentou em 16/03/12 at 10:51

          O Shummy é um grande piloto, agora não tem como negar: o cara ganhou dois títulos jogando o carro em cima dos outros além da presença de aparatos eletrônicos proíbidos na época. Isso se chama: TRAPACEAR. Mesmo assim, acho que ele ganharia pelo menos uns 3 títulos mundiais mas, que o cara literalmente ganhou alguns títulos TRAPACEANDO, não há dúvidas.

          • Marco comentou em 16/03/12 at 11:05

            Concordo totalmente com vc João Paulo, e ainda dá pra acrescentar que ele tomou uma surra do Rosberg, no primeiro ano a desculpa era que estava voltando, em 2011 não sei porque… Acho que faltou o famoso favorecimento…

          • Moraes comentou em 16/03/12 at 11:41

            Os podiuns foram trapaças? As vitorias? Os recordes? os numeros entao roam trapaças???? TRAPACEAR é o que os brasileiros fazem com o público: assinam contrato para serem eternos segundo piloto e ficam na choradeira porque nao ganham. Seria mais honesto falar a verdade. SOMOS PAGOS PARA PASSAR PNEUS PARA OS CARAS, OS Ns 1. iSSO SIM É TRAPAÇA. Pelo menos com atorcida.

          • João Paulo comentou em 16/03/12 at 16:53

            Acho que certas pessoas precisam ler e conhecer mais de Fórmula 1. Essas caras que querem comparar Shummy com Ayrton Senna só provam a sua completa ignorância no assunto. Ayrton Senna do Brasil é considerado o maior piloto do esporte a motor que ja existiu. Não sou eu que esta dizendo isso. É o Alonso, Mika, Shummy, Couthard, Mansel, Massa, Rubens, Alesi, Nick Lauda, Briatori, Hamilton, Ron Denis, etc, sem contar os jornalistas especializados e os pilotos de outras categorias. Me desculpem, mas Ayrton Senna é uma Unanimidade: O MAIOR PILOTO QUE JA EXISTIU.

          • Roberto comentou em 17/03/12 at 16:23

            João Paulo, pra começo de conversa o Schumacher ganhou um título jogando o carro em cima de outro piloto que foi o caso do Damon Hill, contra o Jacques Villeneuve ele perdeu. Segunda coisa, se formos para o lado dos números não tem nem como comparar o Senna com o Schumacher, o Schumacher é o melhor em todos os sentidos, se for na habilidade fica mais complicado ainda, pois teriamos Gilles Villeneuve, Jim Clark, por exemplo, sem falar no MONSTRO Juan Manuel Fangio, Senna foi um bom piloto, nada mais, nada menos, agora, você vir falar que o Senna é melhor que o Schumacher….ok, então posso falar que o Maradona é melhor que o Pelé, afinal, números não valem nada mesmo…ahhhhhhh tá, o Schumacher não é brasileiro, entendi…rs

      • renatohk comentou em 16/03/12 at 11:53

        típico bocó q tem raiva do cara pq ele aposentou (matou) o senna…..

        bem, a raiva é subjeitva, cada um sente o que merece.

        objetivo são os recordes, e o fato de q ele ganhou do senna (FW-V10) com uma bennetonzinha V8….

        • william comentou em 16/03/12 at 13:17

          Vc é algum tipo de especialista entendido em F1?
          Tenho a impressão que não.
          É só mais um leigo igual a todos que postam aqui no blog.
          Então vamos deixar as opiniões de fãs de lado e vamos aos especialistas ver o que eles dizem.
          Sinto muito mas se vc for pesquisar vai ter uma surpresa desagradável sobre quem foi o melhor piloto.
          Mas o bom é que vc pode torcer pra quem quiser e dizer que até o flanelinha da esquina é o melhor piloto de todos.
          kkkkkkkkkkkkkkkkk

          • João Paulo comentou em 16/03/12 at 16:50

            Acho que certas pessoas precisam ler e conhecer mais de Fórmula 1 William. Essas caras que querem comparar Shummy com Ayrton Senna só provam a sua completa ignorância no assunto. Ayrton Senna do Brasil é considerado o maior piloto do esporte a motor que ja existiu. Não sou eu que esta dizendo isso. É o Alonso, Mika, Shummy, Couthard, Mansel, Massa, Rubens, Alesi, Nick Lauda, Briatori, Hamilton, Ron Denis, etc, sem contar os jornalistas especializados e os pilotos de outras categorias. Meu amigo renatohk, me desculpe, mas Ayrton Senna é uma Unanimidade: O MAIOR PILOTO QUE JA EXISTIU.

          • João Paulo comentou em 16/03/12 at 16:51

            Aproveite e limpe seu bumbum com os numeros do Shummy, que afinal, são apenas números.

          • Roberto comentou em 17/03/12 at 16:36

            Especialistas? Como assim? A pessoa ganha tudo e é considerada ruim o bom é o outro que não ganhou nem a metade! Faça mil favor ou o povo brasileiro é burro ou é cego, talvez os dois. Acompanhei a carreira dos dois e o Schumacher é melhor e pronto. O Senna? Teria que passar por Prost ( o professor, que ganhou este apelido na época do Senna) , Fangio( 05 títulos mundiais)…o Schumacher é tão superior ao Senna que ele não o venceu…despachou para o outro lado direto…rs

          • Roberto comentou em 17/03/12 at 16:45

            Números de Senna com o Prost, pois é, antes de começarem a comparar o Senna com o Schumacher, deveriam falar do Prost…rs:

            Renault RE40 utilizada por Prost em 1983Temporada Pontos Alain Prost Pontos companheiro
            de equipe Companheiro
            de equipe
            1980 5 6 John Watson
            1981 43 11 René Arnoux
            1982 34 28 René Arnoux
            1983 57 22 Eddie Cheever
            1984 71.5 72 Niki Lauda
            1985 76 (73) 14 Niki Lauda
            1986 74 (72) 22 Keke Rosberg
            1987 46 30 Stefan Johansson
            1988 105 (87) 94 (90) Ayrton Senna
            1989 81 (76) 60 Ayrton Senna
            1990 73 (71) 37 Nigel Mansell
            1991 34 21 Jean Alesi
            1993 99 69 Damon Hill

    • Senna comentou em 16/03/12 at 10:01

      Eu torço muito para o Schmacher, torço muito pra ele se fod…

      • marcos comentou em 16/03/12 at 12:30

        concordo plenamente.

  24. Thiago Pomkerner comentou em 16/03/12 at 9:39

    A Red Bull vai pedalar… se eles sempre andam mal no primeiro dia então porque Webber foi o mais rápido ano passado? Pq está em casa? então deveria ter sido este ano também, não pôde. E olha que ele andou algumas voltas boas no seco pela manhã.. a coisa não está tão boa quanto no ano passado. Nenhuma tragédia, mas tb não é o paraíso sonhado.

  25. Bruno Ribeiro comentou em 16/03/12 at 9:38

    Eu acho que ainda não se pode levar a sério esses tempos…Marussia em 12º, Sauber em 6º….vettel em 12º

    é sério isso? acho que não…acho que a real mesmo só depois de umas 3 corridas.

    • Marco comentou em 16/03/12 at 11:09

      real mesmo, so depois do treino de sábado e a corrida. Esse negocio de 3 corridas é pra ganhar tempo pra mais desculpas…

    • william comentou em 16/03/12 at 12:49

      Melhor que esperar 3 corridas pra ver o ordem das equipes é esperar o término do mundial que vai dizer exatamente essa ordem.
      Quem acompanha a F1 há anos sabe que o treino classificatório de Melbourne caso não haja pista molhada já vai apontar a direção do campeonato.
      Quem estiver bom vai evoluir pra continuar bom ou melhorar.
      Quem estiver ruim vai evoluir pra melhorar mas não pra disputar campeonato, agora dizer que a Ferrari dá a volta por cima é conversa pra boi dormir, mais fácil eles chegarem na 3ª corrida e avisarem que vão se dedicar ao carro de 2013.
      Toma Ferrari e toma Alonso esse ano vc vai chorar rsrsrsrs.

    • Junior comentou em 16/03/12 at 15:45

      A Marussia esse ano tem um acordo técnico com a Mc Laren, talvez eles deixem as últimas filas e passem a disputar algumas posições mais a frente.

Publicidade
Publicidade

Folha Shop